domingo, 15 de abril de 2012

TEOLOGIA DA ENXADA

Introdução
Arrolamos aqui alguns textos sobre a Teologia da Enxada cuja proposta visa fazer o pensar teológico a partir da experiência, da vivência, do contato e confronto com a realidade das camadas populares. É uma corrente teológica alternativa à Igreja Romana em relação à Teologia da Libertação. Verdade é que os evangélicos, principalmente, os pentecostais têm feito a Teologia da Enxada há muitos anos bem como a Teologia dos Presídios, a Teologia das Favelas e Morros: "O crescimento dos evangélicos não é um milagre, é resultado de um trabalho incansável de aproximação do povo que tem sido negligenciado por décadas pelas classes mais progressistas brasileiras. Enquanto a esquerda, ainda na oposição política, entre a abertura democrática pós-ditadura e a vitória do primeiro governo popular no Brasil, apenas esbravejava, pastores e missionários evangélicos percorreram cada canto do país, instalaram-se nas regiões periféricas dos grandes centros urbanos, abriram suas portas para os rejeitados e ofereceram, em muitos momentos, não apenas o conforto espiritual, mas soluções materiais para as agruras do presente, por meio de uma rede comunitária de colaboração e apoio. O que teve fome e dificuldade, o desempregado, o doente, o sem-teto: todos eles, de alguma forma, encontraram conforto e solução por meio dos irmãos na fé. Enquanto isso, a esquerda tinha uma linda (e legítima) obsessão: “Fora ALCA!”. [1]


O que é a Teologia da Enxada?
José Comblin (1923-2011)
"A Teologia da Enxada é uma corrente teológica surgida em 1969, na Igreja Católica Romana do Nordeste do Brasil, que tem como base a a reflexão a partir da realidade dos agricultores e famílias camponesas. Distingue-se da Teologia da Libertação por centrar-se em um embasamento bíblico, evitando abstrações e conceitos filosóficos, a fim de permanecer próxima à cultura popular. Hoje, muitas das iniciativas missionárias no Nordeste tem como base esta linha teológica. Surgiu a partir de um grupo de 10 estudantes de Teologia que se reuniram para estudar e ensinar teologia por meio de diálogos com os camponeses. Para isto, viveram três anos no interior, dedicando-se ao trabalho no campo e ao estudo teológico a partir da imersão nesta realidade. Um dos seus principais expoentes é o teólogo José Comblin."[2]

Origens
"Em 1969, um grupo de 10 estudantes de Teologia decidiu ensinar e estudar a teologia de maneira nova, por meio de diálogos com os agricultores e as famílias camponesas. Durante três anos, os jovens viveram no interior e se dedicaram ao trabalho no campo e ao estudo da teologia. Dessa experiência se originou a Teologia da Enxada. “Nós buscávamos entender as aspirações populares, ou seja, existia uma inversão, pois, ao invés de dialogarmos com outras correntes teológicas nós conversávamos com o povo. E o diálogo é base fundamental da Teologia da Enxada. Nosso intuito era transmitir a Teologia de forma adequada. Essa era uma maneira de devolver o que estudávamos”, explica João Batista.*Diferente do que alguns acreditam a Teologia da Enxada não provém diretamente da Teologia da Libertação. Elas são apenas próximas, conforme esclarece João batista. A doutrina é exclusivamente bíblica, de modo a evitar todas as abstrações e conceitos filosóficos, já que estes elementos não pertencem à cultura popular. Neste movimento é falada a linguagem dos pobres para que estes possam ser os propulsores de sua própria luta e história. Passados 40 anos, diversas pessoas se uniram ao movimento e abraçaram a Teologia da Enxada para experimentar um novo modo de viver e para repassá-la aos pobres. Atualmente, muitas iniciativas de formação e associações missionárias do Nordeste têm a sua inspiração nessa nova forma de pensar e agir."[3]

Para Ampliar os Conhecimentos
Padre Comblin e a  Teologia da Enxada: Entrevista. disponível em: http://mais.uol.com.br/view/77gsd7cnudte/pe-comblin-e-a-teologia-da-enxada-entrevista-04024D9B3668C0810326?types=A& (página acessada em 15/04/12).

Teologia da Enxada: 40 anos. Retalhos das Comemorações em Serra Redonda  Salgado de São Félix, por Alder Júlio Ferreira Calado. Disponível em:
http://kairosnostambemsomosigreja.blogspot.com.br/2009/10/teologia-da-enxada-40-anos-retalhos-das.html (página acessada em 15/04/12).


FONTES:

[1] O Que a Esquerda Deveria Aprender com os Evangélicoshttp://www.pavablog.com/2012/03/07/o-que-a-esquerda-deveria-aprender-com-os-evangelicos/ (página acessada em 15/04/12).

[2] Teologia da Enxadahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_da_Enxada (página acessada em 15/04/12).

[3]Seminário comemora 40 Anos da Teologia da Enxada. Disponível em :http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=41829 (página acessada em 15/04/12).

* Refere-se ao teólogo católico João Batista Magalhães, um dos fundadores da Teologia da Enxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário