sábado, 28 de julho de 2007

BÍBLIA: Verdade ou Mentira I

Fé versus Ciência???

Em sua introdução à matéria Vinícius Romanini afirma:"...os cientistas estão provando é que o livro mais importante da história é, em sua maior parte, uma coleção de mitos, lendas e propaganda religiosa" (p. 41). Quem lê estas palavras sem a devida reflexão conclui que há contradição entre a Bíblia e a Ciência. Ou se crê em uma, ou se crê na outra. Na realidade, não há contradição entre a Bíblia e a Ciência, e sim, entre a Bíblia e alguns cientistas. As contradições entre a Bíblia e a Ciência dependem da interpretação pessoal dos cientistas e teólogos em relação aos dados da Bíblia e aos dados científicos. Vários cientistas têm estudado o Cosmo e chegado à conclusão de que existe um Ser Superior que teria criado o Universo; outros, estudam o mesmo Universo e continuam crendo que não existe nenhum Ser Superior. Onde está a contradição? No Universo ou nos cientistas? A matéria cita o famoso caso de Galileu Galilei (1564-1642) que foi obrigado pela Igreja Católica Romana a renunciar as suas descobertas por estas estarem em "contradição" com a Bíblia (p. 41).Na realidade as descobertas de Galileu não contradiziam a Bíblia, e sim a uma interpretação errada que os teólogos da época davam à Bíblia, querendo fazer dela um manual sobre todos os assuntos científicos. O próprio Galileu não desmereceu a Bíblia e a Teologia, mas entendia que a Ciência atuava em um campo diferente (e não oposto).Em sua carta à grã-duquesa Cristina de Lorena Galileu defende que para os fatos que transcendem o conhecimento humano se faz necessário recorrer à revelação divina; mas para os fatos que podemos conhecer racionalmente podemos usar a inteligência que Deus mesmo nos deu para chegarmos ao conhecimento. Galileu cria que a Bíblia não deve ser interpretada de maneira contrária a comprovadas doutrinas científicas; ou seja, para ele Ciência e Religião se complementam, uma ajudando a esclarecer a outra[1]. A Bíblia mostra o por que Deus fez, enquanto a Ciência mostra o como Deus fez . Portanto não há contradição entre a Fé e a Ciência, e sim entre as interpretações de teólogos e cientistas.

Notas

* Na imagem acima Galileu Galilei explica (inutilmente)a um clérico sua teoria astronômica. Pintura de Van Hove, Museu de Bruges, Bélgica.Disponível em:turmadasantamarta.blogspot.com

1. GAROZZO, Filippo. Galileu Galilei. In: Os Homens que Mudaram a Humanidade. v. 4. São Paulo: Editora Três, 1974, p. 177,178.