segunda-feira, 30 de julho de 2007

BÍBLIA: Verdade ou Mentira XV

Paulo e Tiago Brigando?

Quando escreve sobre Paulo (p. 50) a matéria dá um quadro geral compatível com o que se acha na Bíblia. Porém, para não perder o costume, não deixa de cometer alguns equívocos:
1. A matéria dá a entender que Tiago e Paulo tinham um desacordo. O Novo Testamento realmente mostra que eles tinham ênfases diferentes: Paulo focalizava os gentios, e Tiago, os judeus. Porém, Paulo não obrigava nenhum judeu cristão a abandonar a tradição judaica, e nem Tiago obrigava aos gentios a guardarem essa tradição. Para resolver a questão de relacionamento entre judeus e gentios dentro da Igreja, foi convocado um concílio em Jerusalém onde alta liderança da Igreja estava presente. Tiago, que presidiu o concílio, deu um parecer favorável aos gentios de não se submeterem à lei judaica, embora ele e outros cristãos nascidos no Judaísmo quisessem fazê-lo (Atos 15.1-21; 21.17-26);
2. Pelo que foi exposto acima, o ponto de vista de Paulo não prevaleceu porque Pedro concordou com ele, e sim, porque a Igreja reunida em um concílio compreendeu que o propósito de Deus não visava apenas um único povo e sua cultura religiosa.

Imagem: Paulo de El Greco(1541-1614). Fonte:faculty.saintleo.edu