quarta-feira, 22 de outubro de 2008

BOM É SER CRIANÇA

A palavra criança vem do latim creantia que designava o ato de criar e com o passar do tempo e por metonímia passou a significar o ser criado ou em criação.
Tecnicamente, uma criança é um ser humano nos primórdios de seu desenvolvimento. Do nascimento até um mês de idade, são chamadas recém-nascidas; entre o segundo e o décimo-oitavo mês: bebê; e criança quando tem entre dezoito meses até onze/doze anos de idade. Este período é designado como infância onde ocorre o desenvolvimento físico e psicológico do ser humano implicando em mudanças graduais no comportamento e na fundamentação de sua personalidade.
Para além dessa definição e conceituação técnica, criança é tudo de bom: é alegria, pureza, espontaneidade, surpresa, apreensão, cuidados, noites sem dormir, correrias, brinquedos e bricadeiras...

O Dia das Crianças
A história nos ensina que por trás de muitas datas comemorativas há um histórico terrível de preconceito, discriminação e maus tratos. Veja-se o dia da mulher, do índio, da consciência negra, etc. E infelizmente com as crianças não é diferente: além dos revoltantes casos de pedofilia, há que se falar no trabalho escravo infantil, nas carências educacionais, afetivas, familiares, sem falar nos baby killers dos subúrbios miseráveis de Liverpool onde crianças matam crianças...
Evidentemente que o Dia das Crianças, assim como das mães e dos pais, tem seu espírito comercial.
Galdino do Valle Filho
O Dia das Crianças no Brasil foi idealizado pelo médico e deputado federal de Nova Friburgo, RJ, Galdino do Valle Filho (1869-1961) na década de 1920. Os deputados aprovaram e por meio do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924 do presidente Arthur Bernardes o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança. Entretanto, apenas a partir da década de 1960 é que o Dia da Criança começou de fato a ser comemorado por causa de uma campanha publicitária conjunta da Fábrica de Brinquedos Estrela e da Johnson & Johnson. Muitas outras empresas começaram a se aproveitar do antigo decreto para lançarem suas campanhas comerciais como até hoje se vê. Em outros países se comemora o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil, por exemplo, na Índia comemora-se em 15 de novembro; em Portugal e Moçambique, comemora-se no dia 1º de junho. As crianças da China e do Japão comemoram em 5 de maio.
Muitas nações comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, haja vista que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.


Jesus e as Crianças

Muito tem a Bíblia a dizer sobre as crianças. Mas vejamos apenas a linhas centrais. Na Bíblia as crianças são apresentadas como dádivas divinas:
“Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.” (Salmo 127.3,4).
O próprio Salvador foi criança e não é sem razão que se canta no Natal que “já nasceu o Deus-menino para o nosso bem” pois, “um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).
Jesus Blessing the Children (Jesus abençoa as crianças)
de Carl Bloch
Jesus dignificou as crianças colocando-as como modelos de espiritualidade:

Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”(Mateus 18.1-4).

Vemos acima que Jesus colocou a criança no meio dos discípulos. As crianças devem estar dentro dos assuntos centrais da Igreja e não na periferia.
O interesse de Jesus pelos pequeninos é notório e singular:

Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” (Marcos 10.13-16).

No texto acima vemos uma situação que muito nos ensina e que suscita as seguintes questões:
Os discípulos queriam impedir o acesso das crianças a Jesus. Será que hoje estamos fazendo o mesmo em nome de alguma religiosidade ou tradição?
Jesus se indignou com a atitude deles. Será que meu tratamento dado a meus filhos e as crianças em geral tem indignado a Jesus?
Será que estamos embaraçando o caminho dos pequeninos até Jesus? Será que investimos na educação secular e espiritual de nossas crianças? Será a que nossa preocupação demasiada com nossa vida profissional, acadêmica e até ministerial não está sendo um embaraço para as crianças irem até Jesus?
Jesus quer pegar as crianças nos braços e abençoá-las. Nossos braços e mãos têm sido os braços e mãos de Jesus?
Provérbios 22.6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Esse texto não anula o livre arbítrio da criança que um dia será jovem e adulto, mas nos estimula a investir no indivíduo enquanto criança, a fundamentar-lhe a personalidade dentro da Palavra de Deus.
Gilberto Celeti, Superintendente Nacional da APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) do Brasil, afirma que “Pode-se provar, sem sombra de dúvida, que 85% dos atuais cristãos receberam a Cristo quando ainda eram crianças, antes dos 15 anos de idade. 10% o fizeram dos 15 aos 30 anos e 5% só tomaram esta decisão após os 30 anos. E mesmo assim, há muito tropeço para impedir que as crianças venham a Cristo”.[1]
O Dia da Criança é digno de ser comemorado. E em vez de ser apenas um dia festivo e de comprar brinquedos que seja um Dia reflexivo.
Feliz Dia das Crianças!!!

Notas:
[1]http://www.gilbertoceleti.com/2007/09/palavra-do-superintendente-bom-trabalho.html

Imagens:
1ª:Foto de Galdino do Valle Filho. Fonte:www.ieadcnf.org.br
2ª::Jesus Blessing the Children (Jesus abençoa as crianças) de Carl Bloch.
Fonte:www.advancedchristianity.com