segunda-feira, 10 de setembro de 2007

CAMINHANDO JUNTOS

Uma Crônica sobre a Unidade Cristã

Muito já se disse sobre a unidade cristã. E não tenho a pretensão de falar algo novo. Mas quero refletir em cima do que provavelmente todos já sabem.
Raramente na Bíblia vemos a definição de um termo ou de um conceito. A Bíblia descreve mais do que conceitua. E com a unidade também é assim.
Disse certa vez o profeta Amós (3.3) que se duas pessoas não estão de acordo elas não podem caminhar juntas. Para mim não existe melhor definição de unidade: caminhar juntos.
Caminhar juntos pressupõe uma mesma estrada e uma mesma meta. Algumas vezes caminhamos com alguém na mesma estrada, mas as metas mudam: o companheiro já não quer chegar no lugar antes almejado; ou quem sabe o companheiro resolve manter a mesma meta, mas quer pegar uma estrada diferente, um atalho...
Unidade é estarmos na mesma estrada e com o mesmo alvo. Isso é fácil? De maneira alguma. Todos dizem que o homem é um ser sociável; mas, sabemos por experiência que ser sociável é diferente de ser um com o outro. Diferenças várias nos separam: religião, política, dinheiro, status social... O homem é um ser social, apregoam os filósofos; e esse homem social por vezes elimina seu semelhante num piscar de olhos. Já dizia o Governo FHC: “Tudo pelo social”.
E aí quando nos convertemos pensamos que vamos encontrar na igreja a tão almejada sociabilidade perfeita: todo mundo pensa como eu, gosta do que eu gosto; detesta o que eu detesto, e por aí vai; porém, decepcionantemente descobrimos que nem todos têm as mesmas preferências que nós, muito pelo contrário!
O irmãozinho abençoado faz uma fofoca tremenda e depois diz: “não estou falando mal, só estou comentando”. Quantos cantam somos Corpo, e na hora de oferecer uma carona vão embora e mutilam o Corpo? Quantos não dizem: “sou um contigo, irmão” mas, quando o irmãozinho fica sem o carro, sem dinheiro, sem cargo na igreja, ele é um com outro irmãozinho que tem carro, que tem dinheiro e cargo na igreja...
Calma. Não se desespere. A unidade cristã é possível. Desde que estejamos no caminho e com a mesma meta, ainda que sendo pessoas completamente diferentes. Que caminho e meta são estes? Ou melhor, Quem é o Caminho e qual a Meta a que nos referimos. È claro que é Jesus. Não existe unidade cristã sem Cristo. O maior esforço que eu posso fazer para ser um com meu irmão é ser um com Cristo. Se eu tenho comunhão com Deus todos aqueles que com Ele tem comunhão são um comigo.
Quando aquele que caminha comigo me ofender, vou perdoá-lo, pois sou um com Cristo e Cristo é perdoador; quando aquele que caminha comigo precisar de consolo, vou consolá-lo, pois sou um com Cristo e Cristo é consolador; quando aquele que está comigo na estrada pensar em recuar, vou ajudá-lo a ir em frente, pois sou um com Cristo e ele é ajudador; na caminhada, não vou desistir de ninguém, pois sou um com Cristo e ele não desistiu de mim.
O segredo da unidade cristã não está na mesma liturgia, na mesma administração eclesiástica, na mesma teologia, no mesmo estilo de música... quantas congregações têm um “mesmo tudo” e estão desunidas?
Disse Paulo que o vínculo da perfeição é o amor. Não a liturgia, ou o gosto musical, ou a forma de governo, ou a mesma profissão, ou o mesmo ministério... O amor é o cimento da unidade. E o que é amar senão ser um com Cristo?E perdoar, e entristecer-se, e cansar-se, e chorar, e suar, e ouvir enquanto se caminha?
Você é um comigo? Eu sou um contigo?
Se procurarmos primeiramente sermos um com Jesus teremos a tão sonhada unidade.
E aí? Quer caminhar junto comigo?

Imagem: Jesus e os dois discípulos a caminho de Emaús de Gustave Doré. Fonte:www.creationism.org