segunda-feira, 30 de julho de 2007

BÍBLIA: Verdade ou Mentira IX

Ignorância ou Omissão?

Quando a matéria se propõe a falar sobre o reino de Judá, é mais nítido perceber que o autor não se deu ao mínimo trabalho de folhear a Bíblia para conferir se o que estava escrevendo condizia com o texto bíblico. A matéria afirma que o rei Josias (640-609 a.C.), querendo unificar as tribos de Israel com Judá, inicia uma reforma religiosa, colocando ardilosamente o livro de Deuteronômio no templo, pretendendo que este fosse tido como "achado". Diz a matéria: "Durante uma reforma no Templo em Jerusalém, em seu governo, foi "encontrado" (na verdade, não há dúvidas de que o livro foi colocado ali de propósito)o livro Deuteronômio, com todos os ingredientes para uma ampla reforma social e religiosa" (p. 47). Se o autor da matéria tivesse lido a Bíblia, e verificasse um pouco mais sobre o assunto do qual está tratando, teria constatado que:
1.Embora o teor da reforma de Josias estivesse mais baseado no livro de Deuteronômio, isto não significa que só este livro tenha sido achado, pois o texto bíblico fala que foi achado o Livro da Lei, que é uma designação específica para toda a Torá ou Pentateuco (2 Reis 22.8-10);
2. É puro preconceito dizer que o livro não foi achado, e sim colocado no interior do Templo com o propósito de incentivar uma reforma religiosa. Que provas o autor tem disso? O texto bíblico, e nenhum achado arqueológico, confirma esta afirmação. Porém, a Arqueologia confirma que achar livros durante a reforma do Templo não é nenhum absurdo, pois na Antigüidade se costumava colocar livros nos alicerces dos edifícios. É sabido que o rei babilônico Nabonido, no século VI a.C., costumava cavar os alicerces dos edifícios antigos de sua época, para reaver documentos ali enterrados. Assim, vemos que o texto bíblico tem sentido, enquanto a afirmação da matéria é mera suposição.
O autor mostra seu preconceito, parcialidade e ignorância sobre o que está escrevendo quando afirma: "O livro possui até profecias que afirmam, por exemplo, que um rei chamado Josias, da casa de David, seria escolhido por Deus para salvar os hebreus"(p. 47). Aqui vemos que Vinícius Romanini, autor da matéria, não deve nem saber o que é uma Bíblia! Se soubesse, teria constatado que:
1. Em parte alguma do livro de Deuteronômio menciona o rei Josias. O livro possui até profecias, mas nenhuma menciona ou se aplica a Josias;
2. A profecia que diz respeito a Josias se encontra no Primeiro Livro dos Reis, capítulo 13, versículo 2: "Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti (um altar idólatra erigido por Jeroboão I) os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos humanos se queimarão sobre ti." A profecia não fala do salvamento dos hebreus, e sim que viria um rei chamado Josias, e que iria queimar os ossos dos sacerdotes idólatras sobre o altar de Jeroboão I (e isto realmente aconteceu; confira em IIReis 23.15-20). Assim, vemos que o autor da matéria além de colocar a profecia no livro errado, trocou o assunto da profecia. É bom lembrarmos que I e II Reis foram escritos depois de Josias estar morto; sendo assim nem a profecia que leva o seu nome foi escrita a mando dele, como parece sugerir a matéria.
Podemos perceber, por tudo o que temos visto até agora, que a matéria A Bíblia Passada a Limpo é mais preconceituosa do que científica, pois seu autor não teve a coerência de procurar ser imparcial, verificando se o livro ou livros que pesquisou, não estavam enganados.A impressão que se tem é que o autor, tal qual um papagaio, repetiu as conclusões de outras pessoas, sem verificar se eram ou não coerentes.

Imagens:
A ilustração acima representa o Rei Josias derrubando os ídolos e promovendo a purificação da religião israelita. Fonte:http://imagecache2.allposters.com/images/pic/SSPOD/SuperStock_995-103130~King-Josiah-Cleansing-the-Land-of-Idols-Posters.jpg