sábado, 21 de julho de 2007

DIA DO AMIGO - CRÔNICA

Em 20 de julho se comemora o dia do amigo. Mas alguém dirá: “Ah dia do amigo é todo dia!” Sim é verdade, assim como os dias dos pais e das mães, dia do amigo é todo dia. Por que assinalar um dia especifico? Porque nós, seres humanos, precisamos dessas datas especiais para nos recordarmos da importância de coisas tão próximas e tão cotidianas para que elas sejam sempre valorizadas.
Mas por que 20 de julho? Embora não se possa afirmar com toda a certeza, a história mais conhecida é que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo os textos encontrados na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, paulatinamente, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.
(Agora você vê?! O que tem a viagem do homem à Lua a ver com amizade? Será que Febbaro ignorava que a corrida armamentista entre o EUA e a antiga URSS foi mais importante na ida do homem à Lua do que o desejo de fazer amizade?)
É difícil definir o que é ser amigo, pois é algo que é definido na prática, principalmente nas adversidades, como ilustra o texto de Provérbios 17:17 “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão”. São nestes momentos que mais precisamos de amigos e que mais precisamos ser amigos: “não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai (...) Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe” (Provérbios 27:10). Isso mesmo! A amizade está acima dos laços sangüíneos: “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24).
Sua situação financeira também pode dizer quem são seus amigos, pois “as riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa.” (Provérbios 19:4)
Ainda que haja o perigo das traições, como diz Davi , que até o seu próprio amigo íntimo, em quem ele tanto confiava, que comia do seu pão, levantou contra ele o seu calcanhar (Salmos 41.9), sempre precisaremos de amigos, pois o olhar do amigo alegra o coração (Provérbios 15:30) “e como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27:17).
Quando Deus quis expressar o grau de intimidade que ele tinha com Moisés ele usou a amizade como referencial, pois “falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êxodo 33:11).
Hoje Cristo nos chama mais a sua amizade do que ao seu serviço: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” (João 15.15). Quem é amigo serve melhor.
E hoje a mesma pergunta que Jesus fez a Judas Iscariotes ele nos faz: “Amigo, para que vieste?” (Mateus 26.50).

"Quem não tem amigos não conhece a Deus,
pois Deus é amigo" (paráfrase de 1Jo 4.8)

* Na ilustração acima, o clássico exemplo bíblico da amizade: Davi e Jônatas por Gustave Doré. Disponível em: http://www.creationism.org/images/DoreBibleIllus/g1Sa2042Dore_DavidAndJonathan.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário