domingo, 2 de novembro de 2008

SENTENÇA DE PILATOS - PARTE VIII


CONCLUSÃO

Tendo em vista o escrito nas sete partes desse estudo, assim concluímos:
Circula em abundância na internet texto da sentença que Pilatos prolatou contra Jesus. Em resumo, os textos dos sites, em sua maioria blogs , afirmam:
Que existe no Arquivo Geral de Simancas (Espanha) uma cópia da sentença condenatória de Cristo a qual foi encontrada pelos espanhóis próxima a cidade de Áquila no reino de Nápoles em 1580.
Outra versão, diz que foi em 1820 no mesmo local, porém teria sido encontrada pelos franceses; o documento teria ficado com Cartuxos e depois na Capela Real de Caserta em Nápoles; uma cópia foi feita pelos franceses e posteriormente vendida a um lorde inglês.
Muitos blogs proclamam tal "descoberta" como uma peça histórica autêntica.
Pesquisando em livros e em sites da internet constatei:
Que realmente existe uma cópia da tal Sentença no Arquivo de Simancas; porém a referida cópia está em italiano do século XVI e é reputada como peça apócrifa ou talvez uma farsa de estudantes da cidade de Áquila. Existem outras cópias: uma com o estudioso Aurélio de Santis e outra no Museu Nacional de Nápoles.
A "descoberta" francesa foi noticiada pelo jornal Le Droit em 1839 e a partir dele circulou em outros jornais; mas desde a época da publicação tal descoberta foi criticada e a Sentença tida como um texto espúrio. Essa tal cópia não possui nem "original" para se verificar tendo apenas como fonte a publicação do texto em jornais do século XIX.
Além dessas questões, o texto da Sentença contém uma série de erros históricos e bíblicos que a invalidam como o documento que pretende ser. O triste é que vemos nos blogs de alguns pastores tal documento sendo apresentado como histórico.
A polêmica faz parte do amadurecimento do pensar. E a Bíblia diz em 2 Coríntios 13:8: "Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade".
Espero que o presente estudo tenha servido para edificação dos que o leram.
A graça e a paz de Cristo Jesus, o qual no Juízo final encontrará Pilatos, não mais como réu, mas como juiz.

* Na imagem acima, moedas do tempo de Pilatos. Disponível em: http://www.forumancientcoins.com/Articles/Pontius%20Pilate/Images/Pilate1.jpg