segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

NATAL: FELIZ ANIVERSÁRIO OU FELIZ FESTA?

Tradicionalmente o Natal é a celebração do aniversário de Jesus Cristo. Já é bem conhecido o fato que Jesus não nasceu em 25 de dezembro e que o Cristianismo antigo aproveitou esta data para substituir uma festa pagã de adoração ao sol que se realizava neste dia e estava arraigada na vida do povo. Para alguns foi uma visão estratégica dos antigos líderes cristãos; para outros foi um horrível sincretismo com o paganismo. Abaixo, a Natividade por Gustave Doré.


Mas independente do ponto de vista, o fato é que o Natal se consolidou como uma festa da Cristandade. Nesta época, cristãos autênticos, cristãos nominais e não cristãos são alcançados pelas festividades, símbolos e as narrativas do nascimento de Cristo. Sendo assim, considero o Natal uma excelente oportunidade para evangelizar, para se convidar pessoas aos cultos, onde geralmente as tradicionais cantatas e peças de Natal são um forte atrativo para visitantes ouvirem a mensagem do Evangelho. Aceitando-se ou não, armam-se os presépios, os quais retratam o nascimento do Deus-homem; querendo ou não, Jesus passa a ser comentado, discutido, amado e injuriado: ninguém fica indiferente. Até que chega o Papai Noel.
Jesus é o "aniversariante", mas hoje a principal pessoa da festa é um velhote gordo, bonachão, vestido de vermelho cuja única expressão intelectual conhecida é: "ho, ho, ho, ho!". Percebe-se que ele tem muito a nos dizer. A lenda do Papai Noel originou-se em fins do século XVII na Inglaterra. Parece ter ido aos Estados Unidos através dos holandeses que o chamavam com o nome de Sinterklass, ou o homem que gostava de crianças. Ainda no século XVII, a lenda chegou a Nova Amsterdã (ou futura Nova Iorque) com os holandeses e Sinterklass foi rebatizado como Santa Claus.Porém a popularização do Papai Noel nos Estados Unidos se deve ao poema Visit from St. Nicholas (Uma visita de São Nicolau) de 1822 atribuída a Clement C. Moore (1779-1863) [Imagem ao lado] A tradicional imagem do "bom" velhinho foi imortalizada pelo cartunista Thomas Nast em 1863 na revista Harpers Weekly e popularizada mundialmente pela campanha publicitária da Coca-Cola a partir de uma campanha puiblicitária de 1931. Há quem diga que a Empresa foi quem criou a atual imagem do Papai Noel; porém, antes de 1931 o "Bom" Velhinho já era retratado com suas cores e características habituais.
Com o aumento da influência dos Estados Unidos sobre o mundo, as tradicionais figuras do inverno do hemisfério norte (renas, trenós, pinheiros, neve, nozes, etc.) foram transportadas para os Trópicos, nos quais, em pleno verão, países como o Brasil cometem a incoerência de aderir a essas imagens que vêm de um inverno que não tem nada a ver com o clima tropical.
As raízes da lenda do Papai Noel remontam a Nicolau, bispo de Mira, cidade da Ásia Menor (atual Turquia), no século IV d.C. Ao lado, ícone de São Nicolau.
Nicolau se notabilizou pela grandeza de seu caráter que se mostrava pelo cuidado com os pobres e necessitados; costumava dar presentes caritativos às escondidas. Após sua morte, muitas lendas surgiram em torno dele até se configurarem no velho Noel. Entendo que seria mais benéfico divulgar a história do bispo Nicolau e de sua ajuda ao próximo do que a fantasiosa figura do Papai Noel. Hoje o que domina o período natalino é mais um consumismo desenfreado do que o amor ao próximo. E pior: a cada ano o Aniversariante vem sendo mais esquecido. Há pouco tempo, a Mídia falava mais sobre Jesus. Na TV sempre passava algum filme bíblico, em especial o clássico Rei dos reis (1961) com Jeffrey Hunter. Agora, em pleno Natal, tais filmes ou menções a Jesus são raras na Mídia, enquanto a figura do Papai Noel cresce em divulgação. As crianças aprendem a esperar a vinda do Papai Noel, mas não aprendem a esperar a vinda de Cristo! E depois queremos saber porque os nossos adolescentes não obedecem mais aos pais, isto quando não os roubam ou matam, como tantas vezes noticiado.
Papai Noel pra lá, Papai Noel pra cá, e o Aniversariante está sendo expulso de sua própria festa!!! Celebra-se a festa, mas não se parabeniza o Aniversariante!!! Mas será que Jesus e sentiria a vontade em nossas festas natalinas? Será que elas são assim tão impregnadas do espírito natalino? Nem as tradicionais músicas natalinas são mais executadas! Em plena festa de Natal se tocam funks com letras que fariam o comediante Costinha ficar envergonhado! Bebedeiras, orgias, adultérios, brigas, roubos, opressões são realizadas no Natal. Tudo é vão se Jesus não nascer na manjedoura do nosso coração; o Natal não passará de uma farsa sócio-religiosa da qual ele não participa.
O Natal pode ser uma festa linda se ele for vivido antes e depois do dia 25 de dezembro.Reflita: Jesus está presente no seu Natal? Ele tem se agradado de sua vida?Se ele é o aniversariante dê o presente que ele quer receber: "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos", Provérbios 23.26. Se Jesus está de fora de sua festa de Natal leia o que ele te diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo" Apocalipse 3.20. Ao lado, ilustração do versículo retro citado.
Que assim seja em nossa vida, pois "bate o sino/pequenino/sino de Belém/já nasceu Deus-menino/para o nosso bem".