sábado, 28 de julho de 2007

BÍBLIA: Verdade ou Mentira. Introdução


REVISTA SUPERINTERESSANTE PÕE EM DÚVIDA FATOS E PERSONALIDADES BÍBLICAS

A revista Superinteressante de julho de 2002 trazendo a matéria A Bíblia passada a Limpo de Vinícius Romanini retomou antigas perguntas: "É a Bíblia digna de confiança? Podemos confiar que os fatos e as pessoas nela mencionados realmente aconteceram e existiram? A História e a Arqueologia têm provado que a Bíblia é falsa?" A matéria afirma que "descobertas recentes da arqueologia indicam que a maior parte das Escrituras Sagradas não passa de lenda" (p. 41). A base de tal afirmativa é principalmente o livro The Bible Unearthed (A Bíblia Desenterrada) do arqueólogo israelense Israel Finkelstein, que advoga (segundo a matéria) que as narrativas do Antigo Testamento são na realidade lendas inventadas pelos escribas e rabinos judeus a partir do século VII a.C. para explicar teologicamente a terrível experiência que os judeus estavam vivendo no exílio babilônico, e com isso transmitir-lhes consolo.
Em relação ao Novo Testamento a matéria traz informações valiosas sobre o contexto histórico dos primórdios do Cristianismo, mas relata que Jesus não seria mais do que um sábio judeu polêmico que teria sido elevado a algo mais do que isso por seus seguidores; sendo assim o Jesus histórico seria diferente do Jesus da fé: "...a figura de Jesus sumiu na névoa religiosa" (p. 42). Mas será que essas afirmativas são inquestionáveis? Será que tais conclusões encerram definitivamente o assunto? Não, não encerram. Existem evidências históricas e arqueológicas que dão base para continuarmos a crer na Bíblia como digna de confiança também no que diz respeito aos personagens e relatos históricos que descreve. Veremos a seguir, nos demais textos dessa série, o outro lado da história que a matéria não mostra.
Embora a matéria ora comentada seja de 2002, seus temas são atualíssmos haja vista a crescente negação da veracidade da Bíblia, inclusive por teólogos. Essa negação procura se apoiar em dados históricos e arqueológicos esquecendo-se de que existem outros dados dessa categoria que confirmam a narrativa bíblica.
Os textos dessa série foram publicados orignalmente no site da igreja evangélica Projeto Vida Nova (http://www.projetovidanova.com.br/). Devido ao tempo transcorrido senti a necessidade de atualizar ou modificar algo do texto, mas mantendo a sua essência.

* A imagem acima foi copiada do site www.pilb.t5.com.br/Bibliatemrazao que trata do mesmo assunto. Recomendamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário