segunda-feira, 30 de julho de 2007

BÍBLIA: Verdade ou Mentira XI

"Bate o sino/pequenino/sino de Belém"

A matéria afirma que Jesus não nasceu em Belém, e sim em Nazaré. A evidência disto estaria no fato de o evangelista Lucas colocar o recenseamento feito por Quirino, o qual levou a família de Jesus para Belém, fora da época em que teria ocorrido. A história do nascimento em Belém seria uma falsidade cristã para identificar Jesus com o Messias judaico (p. 47). Mediante estas afirmações, nos perguntamos: que provas o autor tem que Jesus nasceu em Nazaré, e não em Belém? Como ele não pode provar isto, concluímos que esta afirmação procede mais de preconceitos contra a fé cristã do que de evidências históricas.
Procurando provar que Jesus não nasceu em Belém, a revista afirma como evidência que "os registros romanos mostram que Quirino(aquele que teria feito o senso que obrigou a viagem a Belém) só assumiu no ano 6 d.C. - 12 anos depois do ano de nascimento de Cristo" (p.47). Mais uma vez, o autor da matéria mostra que não sabe do que está falando. Existe farta documentação tirada de Tito Lívio, Suetônio, Estrabão (autores romanos), Flávio Josefo e de inscrições antigas que permite reconhecer a fidelidade histórica do evangelho de Lucas: Quirino, que foi governador romano da Síria entre 6 e 12 d.C., deve ter sido (como se conclui de testemunhos documentais antigos) administrador da política romana no Oriente Próximo desde 12 a.C.. Visto que o imperador Augusto promoveu três vezes o recenseamento do Império entre 28 a.C. e 14 d.C., Quirino pode ter executado um desses recenseamentos nas regiões sob seu mandato.
Portanto, existem evidências de que Jesus nasceu na época em que Quirino estava no Oriente. Além disso, No texto de Lucas 2.1-5, a palavra primeiro (no original grego prótos) também tem o sentido de anterior. Deste modo leríamos: "Este recenseamento ocorreu antes daquele que foi feito sob Quirino, Prefeito da Síria"[1]. Portanto, não haveria necessidade de afirmar que Jesus nasceu sob Quirino. Vemos assim que o "problema" apresentado pela matéria pode ser resolvido com, ao menos, duas explicações. Quanto a habilidade do evangelista Lucas como historiador, esta tem sido demonstrada quando se compara o contexto histórico dos livros que escreveu (o evangelho e o livro de Atos) com o que se sabe pela História sobre o mundo greco-romano de então. O arqueólogo William Ramsay começou a investigar a historicidade do livro de Atos dos Apóstolos a princípio descrente que poderia encontrar alguma confirmação histórica desse livro. Porém, à medida que pesquisava foi ficando cada vez mais convicto da fidedignidade histórica de Lucas como historiador. Ramsay e outros estudiosos têm demonstrado a exatidão do conhecimento de Lucas do governo provincial romano, das fronteiras geográficas do século I, de costumes sociais e religiosos, procedimentos de navegação e outros dados do gênero[2].
Já a habilidade de Vinícius Romanini como historiador tem se mostrado medíocre. Quando fala do rei da Judéia sob o qual nasceu Jesus, e que também embelezara arquitetonicamente a cidade de Jerusalém, ele o chama de Herodes Antibas (pp. 47-50). Nisto comete dois erros crassos: primeiro, não é Antibas, e sim, Antipas; segundo, o rei judeu sob o qual Jesus nasceu e que fez obras em Jerusalém não foi Herodes Antipas (que nem era rei, era tetrarca, administrava ¼ da Palestina), e sim, seu pai, Herodes, o Grande, que reinou na Judéia entre 37 e 4 a.C. Assim sendo, Vinícius Romanini erra o nome e erra o rei; e isto, contanto com amplos recursos de livros e outras fontes de informação. Aí, nos perguntamos: podemos confiar nesta matéria de Superinteressante, já que seu autor o tempo todo se mostra preconceituoso e ignorante dos fatos sobre os quais descreve?

Notas
[1] Conforme demonstrado por D. Estevão Bittencourt no artigo "O Recenseamento sob César Augusto e Quirino(Lc 2,1-5)" na revista Pergute e Responderemos no. 370, Edições Lumen Cristi, 1993, pp.138-140.
[2] Ver Introdução ao Novo Testamento, D. A. Carson, Douglas J. Moo e Leon Morris,Edições Vida Nova, 1997,pp. 228-238.

Imagens:
1ª: Vista da cidade de Belém,Israel.
Fonte:www.culturalcatholic.com/BethlehemSkyline.jpg
2ª:Cópia de inscrição encontrada em Antioquia de Pisídia que menciona o nome do governador romano Quirino, sob o qual houve o recenseamento narrado nos Evangelhos.
Fonte:www.biblehistory.net/newsletter/z0h81361.gif