segunda-feira, 30 de julho de 2007

BÍBLIA: Verdade ou Mentira VI

Jericó? É por aqui ó...
Diz a matéria (p.46) que a conquista da cidade de Jericó pelos hebreus não teria ocorrido do modo como está registrado na Bíblia (Josué 6), pois na época da conquista não havia muralhas em Jericó.

É preciso primeiramente definir o período ao qual a revista está se referindo. Como vimos acima, não há total acordo entre os arqueólogos sobre a data exata do Êxodo e, portanto, da conquista de Canaã. Existem alguns indícios bíblicos e históricos que parecem apontar o século XIII a.C., e também existem indícios bíblicos e históricos que apontam entre os séculos XV e XIV a.C. O texto bíblico se enquadra mais com estes últimos (c. 1446 -1400 a.C., Êxodo e Peregrinação; c. 1400-1360 a.C., conquista parcial de Canaã realizada sob a liderança de Josué). A Arqueologia tem demonstrado que a cidade de Jericó foi violentamente destruída em torno de 1400 a.C. Esta data se enquadra com a data mais provável para a tomada de Jericó por Josué. As escavações realizadas por John Gargstrang, e posteriores, confirmam que a cidade, por não ser muito grande, levou a alguns moradores a construírem casas entre os muros. E é como diz o texto bíblico: "Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro", Josué 2.15. As escavações demonstram que a cidade foi violentamente destruída, sendo novamente reconstruída em torno de 860 a.C., o que condiz com o texto bíblico de 1Reis 16.34. Desta forma nos perguntamos: por que a matéria afirma que não existiam muralhas na época se elas existiam? É porque a revista leva em consideração o outro período apontado pelos estudiosos como também sendo a provável data do Êxodo e da Conquista: o século XIII a.C.


Não foram encontrados vestígios que indiquem que nessa época Jericó existia como cidade. Porém, isto não contradiz o texto bíblico, pois este afirma que a cidade de Jericó foi completamente destruída a fogo (Josué 6.24). Se observarmos atentamente as evidências arqueológicas, perceberemos que Jericó ficou sem ser reconstruída cerca de 400 anos, tempo suficiente para que a erosão desaparecesse com os vestígios de ocupação do século XIII.Percebemos, portanto, que mesmo que adotemos a data proposta pela revista ela não contradiz cabalmente o texto bíblico. Mas uma vez a Arqueologia, em vez de condenar o texto bíblico como falso, dá a ele credibilidade!

Imagens:
1ª: Josué e a Tomada de Jericó por Lorenzo Ghiberti, século XV. Fonte:www.fflch.usp.br/.../josue/jerico.htm
2ª: Ruínas das muralhas de Jericó. Fonte:http://www.thirdtemple.com/jerico/wall_jerico1.JPG