quinta-feira, 17 de julho de 2014

"JESUS DE NAZARÉ" de José Comblin

"Pretendemos meditar sobre a vida humana, simplesmente humana, de Jesus Cristo. Queremos abordar esse Jesus de Nazaré tal como os discípulos o conheceram e o compreenderam – ou não o compreenderam – quando caminhavam com ele pelas estradas da Galileia, percorrendo os povoados de Israel, quando ainda não o conheciam como Senhor e Filho de Deus. Desejamos ver esse Jesus tal como ele aparecia quando ainda não manifestava sua relação pessoal com Deus; quando, aos olhos dos discípulos, ele ainda era um homem, simplesmente homem."

Essa é a proposta de José Comblin (1923-2011) em sua obra Jesus de Nazaré (Paulus, 2010) que é a contribuição do padre belga e teólogo da libertação ao tema "Jesus Histórico". A obra divide-se em seis temas: No primeiro (O Homem) trata da família, formação e relacionamentos sociais Jesus. No segundo (Livre), trata do singular agir independente de Jesus que se faz servo de todos sem ser propriedade de ninguém. No terceiro (Irmão), Comblin trata do relacionamento de Jesus com os pecadores, estrangeiros, crianças, multidões, etc. Em O Pai (o quarto) trata do peculiar relacionamento de Jesus com Deus. O reino de Deus , tema central da mensagem de Cristo, é quinto tema (A Esperança). A obra finaliza como sexto tema (A Missão) que fala da missão de Jesus e a da Igreja que se lhe seguiu.

O livro é pequeno (120 pp.), mas traz um texto objetivo, direto, mas profundo da singularidade do homem Jesus de Nazaré. Embora leve em conta a pesquisa histórica sobre Jesus, Comblin não se perde em meandros acadêmicos e traz um inquieto e inquietante Jesus, a partir dos Evangelhos, que se constitui um desafio não de fé, mas sobretudo de vida.

Jesus de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário